Portal de Noticias

Cidades

Governo federal reconhece situação de emergência de Ibatiba-ES

Reconhecimento federal permite às prefeituras acesso a ações de socorro e assistência

O município de Ibatiba, no sul do Estado, teve situação de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional nesta segunda-feira (10). A partir da medida, publicada no Diário Oficial da União, a prefeitura poderá solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
 
Em fevereiro, a prefeitura municipal declarou situação de emergência em função da destruição causada por chuvas que atingiam o município desde dezembro. As precipitações afetaram vários bairros e causaram destruição danos materiais, sociais e ambientais. Algumas áreas ficaram sem transporte escolar e limpeza urbana, devido dificuldade de acesso. 
 
Os bairros Ipê, Floresta, Novo Horizonte, Bela Vista, São José e Brasil Novo foram os mais prejudicados. A destruição interditou ruas e estradas, e destruiu calçamentos, rede de água pluvial, redes de esgoto, redes de água, bueiros.
 
Ao todo a medida ministerial contemplou 20 municípios. além do Espírito Santo, outros estados também foram contemplados como; Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e Sergipe. O reconhecimento federal é decorrente do extenso período de seca, estiagem, tempestades, inundações e enxurradas. 
 
Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Após a análise técnica por equipes, o órgão define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Página:

http://sulcapixaba.com/noticia/cidades/2017/04/11/governo-federal-reconhece-situao-de-emergncia-de-ibatiba-es/356.html