Notícia | Portal de Noticias - Clones de conilon puxam primeiras colheitas em Rondônia na safra 2017

Plantão
Agronegócio

Clones de conilon puxam primeiras colheitas em Rondônia na safra 2017

Publicado dia 23/03/2017 às 01h11min
O estado de Rondônia, é o segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo

O estado de Rondônia, segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo, pode se destacar ainda nesta safra. Em meio a forte seca que afetou as lavouras capixabas e do Sul da Bahia, os rondonienses se tornam cada vez mais uma importante fonte de fornecimento do grão no mercado interno.
 


Foto: Dhiony Costa e Silva / Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia
Produtor de Vilhena (RO), Abílio Hodêncio, está retomando a produção de café, admirado com lavoura altamente produtiva


Neste mês de março, boa parte das lavouras do Estado já caminha para colheita de café. “Os grãos estão completamente formados e em processo de maturação. Com exceção de alguns clones mais precoces que se encontram em estádio mais avançado. As chuvas foram favoráveis ao desenvolvimento de frutos e ramos que formação a próxima safra de 2018”, pontua o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.
 


A exceção comentada por Alves se destaca em fotos vistosas de lavouras em plena atividade já neste mês de março. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ezequias Braz da Silva, os clones que estão adiantados são o Clone P50 e o Clone 66. É o caso de propriedades com clones precoces iniciando colheita em Nova Brasilândia d' Oeste (RO), enviadas ao CaféPoint:
 

Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
 


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação




O estado possui o maior parque cafeeiro da Região Norte do país, sendo o segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo. “Dependendo da lavoura e clones, estamos com 20% de grãos Maduros. O clima foi ótimo para a gestação da fruta e para a lavoura”, afirmou Ezequias Braz da Silva.

Outros municípios como Alta Floresta e Alto Alegre também tem lavouras em fase de colheita. Veja algumas das fotos enviadas ao CaféPoint:



Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
 



Dia do Início da Colheita do Café Conilon
Oficialmente, o início da colheita do café em Rondônia é dia 10 de abril, data inserida no calendário oficial do estado, como o Dia do Início da Colheita do Café Conilon, foi instituído pela Lei 3.516, de 17 de março de 2015, pelo governador de Rondônia Confúcio Moura. Segundo a Embrapa –RO, o objetivo desta data é evitar que os produtores colham os frutos precocemente, incentivando-os a colheita do fruto maduro, com melhor qualidade. 

A expectativa é de que aproximadamente 2 milhões de sacas sejam produzidas no estado em 2017. Um aumento que representa 22%, comparado à safra anterior segundo os dados do Levantamento da Conab, divulgado no último mês de janeiro.

Fonte: Thais Fernandes/CaféPoint

Tags Populares



Fale Conosco

Ibatiba - ES
(28) 9998-37821 | | (28) 9998-37821
contato@sulcapixaba.com